A FIGURA DO SENSEI
Em homenagem ao Dia do professor.

KARATE-DŌ NOS JOGOS OLÍMPICOS?
Mais uma vez na corrida pela vaga nos Jogos Olímpicos.

KUMITE, O TERCEIRO PILAR
Clique e confira mais sobre esta prática dentro da arte marcial.

O MDV



Osu [押忍]!

Caros leitores, este site foi desenvolvido com o intuito de explorar as diversas vertentes filosóficas do Karate-Dō [空手道], trazendo para discussão os temas que permeiam essa brilhante arte marcial. Como o Karate-Dō [空手道], este blog surge de forma multicultural e pluritemática, pois nossos estudos e discussões serão pautados pela ótica da Ciência e da Filosofia. Além de debater sobre seus aspectos técnicos e táticos, trataremos o Karate-Dō [空手道] como uma manifestação da cultura humana, tentando entender suas manifestações nas diversas áreas em que está presente (social, cultural, política, etc.).

Mais do que apenas reunir informações, aplicaremos aqui um pensamento crítico sobre tais ideias, no sentido de refletir e evoluir enquanto budōka [武道家], para que desenvolvamos uma arte completa e forte. Como está escrito no portal da Wadō-Ryū Renmei do Brasil [ブラジル和道流連盟]:


O caminho das artes marciais não deve ser meramente
técnica de luta, mas o caminho da paz e harmonia.


Aqui seremos colegas, atuando em uma busca maior, a de nos tornarmos verdadeiros karateka [空手家], preocupados com um futuro consciente e responsável. Não apenas meros lutadores, mas Guerreiros em nossos corações.

Osu [押忍]!

Brandel Filho [ブランデル フィリオ]